Caros amigos/colegas Julgando que esta proposta formativa será do vosso maior interesse, agradeço divulgação do material em anexo junto dos vossos amigos, colegas, alunos e leitores.
De frisar apenas que as mais valias deste curso a realizar na Biblioteca Municipal de Tavira são:
+ incide sobre géneros, textos, autores, temas e estratégias de grande importância e pertinência (muitos deles pouco ou nada conhecidos) para a atual promoção da leitura com jovens e adultos; + debruça-se sobre um período cronológico muito recente (1990-2012), fornecendo uma visão muito atualizada sobre os campos da nova poesia e da microficção para os profissionais que trabalham nas áreas da leitura e do ensino; + fornece, em complemento, um amplo e diversificado dossier de materiais teórico-práticos de apoio sobre os temas focados; + tem uma componente teórica consistente mas também uma assinalável vertente prática ao nível da leitura de textos e da apresentação, no caso da microficção, de exercícios de escrita criativa. Trata-se de um curso intensivo de 8 horas que fornece certificado e tem um custo associado de 25 euros por pessoa, exigindo um mínimo obrigatório de 15 participantes, não havendo limite máximo.
No cartaz em anexo segue toda a info necessária, inclusive os contatos para inscrições.
Aguardando a vossa melhor atenção Cordialmente Paulo Pires Programa [instável] do curso 1. A mediação da leitura com jovens e adultos (algumas notas prévias) 2. Intróito: a experiência estética contemporânea 3. Microficção: um “(não-)género” em expansão e reinvenção 3.1 Introdução à temática 3.2 A microficção como nova experiência de escrita criativa e de leitura 3.3 Preconceitos, contradições e polémicas 3.4 Problemas de terminologia e delimitação conceptual 3.5 Inserção no género “conto”: continuidade, rutura ou evolução? 3.6 Origens e evolução da microficção (América Latina, EUA, Brasil…) 3.7 Definição e traços gerais do microconto 3.8 A microficção no limite: o texto unifrásico e os seus desafios 3.9 Um olhar sobre autores estrangeiros de referência 3.10 A microficção em Portugal: dos precursores aos novos autores 3.11 A microficção e a tecnologia (internet, telemóveis e computadores) 3.12 Dicas/estratégias para a construção de microficção + exercícios práticos 4. A “novíssima” poesia portuguesa 4.1 Do movimento Poesia 61 à renovação do lirismo operada nos anos 70/80; a emergência de uma nova geração, suas tendências e paradigmas 4.2 A transição dos anos 80 para os 90: principais vozes poéticas 4.3 O ecletismo geracional e estético dos últimos vinte anos: autores, vetores e lugares poéticos 4.4 De uma poética da experiência ao “reencontrar o leitor”: a assunção de um novo contrato de leitura 4.5 Uma tentativa de intervenção crítica/formulação programática: Manuel de Freitas e o núcleo dos “Poetas sem qualidades” 4.6 A atual poesia no feminino 4.7 Antologia de nova poesia portuguesa 5. Debate e conclusões por email |
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