quem somos
QUEM SOMOS
O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.
Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.
Direcção e coordenação: Maria João Franco.
O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.
Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.
Direcção e coordenação: Maria João Franco.
Thursday, October 30, 2008
Algo de novo a ocidente?
FONTANA (LUCIO)
Fontana 1962
Fontana 1961
Fontana
(in www.italica.rai.it/eng/principal/topics/bio/fontana.html)
Lucio Fontana nasceu na cidade de Rosário na região de Santa Fé Argentina em 19 de Fevereiro 1899. Seu pai italiano, Luigi, que tinha vivido na Argentina durante dez anos, foi um escultor, e sua mãe, Lucia Bottino, também de origem italiana, foi uma actriz teatral. Quando tinha seis anos de idade, ele passou com seu pai para Milão a frequentar a escola. Até 1910 ele já tinha começado a sua aprendizagem na sua oficina do pai. Mais tarde matriculou-se numa escola de mestres construtores, antes de se alistar como voluntário na Primeira Guerra Mundial. Ferido, e condecorado com uma medalha de prata bravura militar, ele assumiu novamente os seus estudos e obteve o seu diploma. Em 1921, voltou à Argentina, e começou a trabalhar como escultor, na sua oficina do pai na cidade de Rosário. Mais tarde abriu seu próprio estúdio, na mesma cidade. Entre 1925 e 1927, venceu vários concursos, e produziu, entre outras obras, o monumento a Juana Blanco.
Voltou ao Milan em 1928 a inscrever-se no 1 º curso na Academia Brera como estudante de Adolf Wildt. No final do ano, foi transferido até o quarto nível. Entretanto, participou em exposições e concursos, em Itália, Espanha e Argentina. Em 1930, Fontana conheceu Teresita Rasini, com quem, mais tarde, casou. Ao situar-se livremente entre figurativa e abstracta, a sua escultura em terracota e argila, com e sem cor, foi gradualmente adquirindo uma maior liberdade e individualidade. Durante esses anos cruciais para o seu desenvolvimento artístico, ele ganhou reconhecimento crescente dos principais críticos incluindo ARGAN, Belli, Persico e Morosini e tomou parte na Trienal de Milão, Bienal de Veneza e da Quadrienal Roma. Realizou também diversas exposições na Galeria Milione e começou a trabalhar em cerâmica, primeiro em Albisola e, depois, em 1937, no Sèvres Factory, onde completou várias pequenas esculturas que ele exibiu e vendeu em Paris. Nesse tempo ele trabalhava em estreita cooperação com vanguarda arquitectos. Em 1940 regressa a Buenos Aires onde trabalhou arduamente e obteve vários prémios. Como professor de escultura na Escola de Belas Artes, em 1946,fundou com professores ,uma escola privada arte chamada Academia de Altamira, que viria a tornar-se um centro importante para a promoção da cultura. Foi aqui que, em constante contacto com os jovens artistas e intelectuais, ele formulou suas teorias sobre investigação artística, o que levaria a contar da publicação do Manifesto Blanco.
No regresso a Milão, em Abril de 1947, fundou o Movimento spaziale Fontana (Movimento Espaciais) e, juntamente com outros artistas e intelectuais, publicou o Manifesto Primo dello Spazialismo (Primeiro Manifesto de Spatialism). Voltou a trabalhar com um ceramista Albisola e retomou a sua colaboração com o arquitecto. No ano seguinte, foi publicado o Manifesto Secondo dello Spazialismo (Segunda Manifesto de Spatialism). Em 1949 Fontana exibiu l'ambiente spaziale um luce nera (O ambiente espacial em luz negra) na Galeria Naviglio, que provocou grande entusiasmo. No mesmo ano, ele apareceu com sua invenção mais original, quando, talvez inspirado por suas origens como um escultor e em busca de uma terceira dimensão, ele produziu suas primeiras pinturas em que ele perfurado a telas. Em 1950 ,publicou o Manifesto spaziale Terzo. Proposta por un regolamento (Terceira Espaciais Manifesto. Uma Proposta de regulamento). Em 1951, na nona trienal, onde foi a primeira pessoa a usar neon como uma forma de arte, ele escreveu seu Manifesto tecnico dello Spazialismo (Técnico Manifesto de Spatialism). Em 1952 ele participou de uma competição para a Quinta da Porta da Catedral de Milão e foi galardoado com Minguzzi comum. No mesmo ano, ele e outros artistas assinaram o Manifesto del Movimento Spaziale per la Televisione (Manifesto do Movimento para a televisão Espaciais), e ele exibiu suas obras concluídas espacial na Galeria, em Milão Naviglio. Novamente provocando tanto entusiasmo e choque, Fontana foi já não limitando-se a fazer furos nas telas, mas também foi pintando-os e aplicando cores, tintas, pastéis, colagens, e fragmentos de vidro. Até agora ele já tinha ganho aclamação internacional. Em 1957, uma série de obras sobre papel de linho caracterizado não só os buracos e graffiti, mas também os primeiros sinais de que os cortes seriam totalmente expressas no ano seguinte. Estas incluíam telas coloridas com uma série de cortes de telas monocromáticas intitulado Concetto spaziale (Conceito Espaciais) e Attesa (Espere). Participou em inúmeras exposições e mostras internacionais e seu trabalho foi adquirido por museus, galerias e os mais respeitados coleccionadores. Um homem de grande generosidade, Fontana estava sempre pronto para ajudar jovens artistas, mesmo quando ele não dispunha dos meios materiais. Ele encorajou-os, comprou as suas obras e deu-lhes o seu próprio, ainda que ele sabia que iria ser vendido normalmente de imediato. Durante esses anos, além de fazer esculturas em hastes de ferro, Fontana fez uma série de obras em terracota, conhecida como Natureza. Ele também continuou a produzir cerâmica de grande e pequeno formato e colaborou com eminentes arquitectos de ambiente (Espaciais Meio Ambiente), usando luz como um elemento inovador com uma técnica mais tarde a ser seguido por outros artistas. Na década de sessenta, Fontana dedicou sua atenção para uma série de pinturas óleo oval, todas no mesmo formato, monocromático e perfurada com inúmeros buracos e barras e, às vezes, polvilhadas com vidro, chamado Fine di Dio (O Fim do Deus). Ele retornou para o mesmo tema em 1967 com uma série de elipses em madeira lacada com cores brilhantes, obras únicas criadas para a sua concepção. Entre 1964 e 1966 ele inventou Teatrini: quadros feitos de madeira lacada e modelado com telas monocromáticas perfurada. Ele, porém, não abandonar os "cortes", que ele continuou a utilizar até ao final de sua vida. Em 1966, o júri internacional de Veneza a 33 ª Bienal foi-lhe atribuído o primeiro prémio de pintura branca para o seu quarto, com telas brancas cada um com uma única barra vertical. Depois de deixar Milão e em movimento de volta para a antiga fazenda tinha restaurado em Comabbio, a sua família da cidade de origem, ele morreu em 7 de Setembro de 1968. A presença de obras de Fontana nas colecções permanentes de mais de uma centena de museus a nível mundial testemunha ainda mais a importância da sua arte.
Etiquetas:
divulgar::conhecer
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
É interessante de ver como por acaso esta noticia sobre Fontana chegou a minha caixa de correio, pois o meu avó materno embora não profissinal mas artista conceitudo (Giovanni Gallmann) de pseudonimo G. Nalgavin falava-me deste pintor e das divergencias de visão que eles tinham quando eu era ainda uma criança e devo reconhecer que naquele tempo o que Fontana fazia era absolutamente e totalmente inovador. Paul Mathieu (artista plástico Belga com ascendencia Italiana do lado da mãe e radicado em Portugal há 30 anos).
É interessante de ver como por acaso esta noticia sobre Fontana chegou a minha caixa de correio, pois o meu avó materno embora não profissinal mas artista conceitudo (Giovanni Gallmann) de pseudonimo G. Nalgavin falava-me deste pintor e das divergencias de visão que eles tinham quando eu era ainda uma criança e devo reconhecer que naquele tempo o que Fontana fazia era absolutamente e totalmente inovador. Paul Mathieu (artista plástico Belga com ascendencia Italiana do lado da mãe e radicado em Portugal há 30 anos).
Post a Comment