quem somos

QUEM SOMOS







O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.

Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.


Direcção e coordenação: Maria João Franco.
https://www.facebook.com/mariajoaofranco.obra
contactos:
franco.mariajoao@gmail.com
+351 919276762


Friday, July 22, 2011

Maria João Franco na LONARTE 2011









Nasceu em 1945 – Leiria, Portugal
Licenciada em Pintura pela Escola de Belas Artes de Lisboa
Frequentou o Curso de Arquitectura da Escola de Belas Artes do Porto
Vive e trabalha em Lisboa

“...Anunciada assiduamente pela sua diversidade, o percurso coerente de Maria João Franco parece abalado, sem que as suas bases se ressintam, dado que esse ponto de vista implica diferença, a simbiose entre diferença e semelhança, o que, apesar de todos os paradoxos, confere uma força inusitada a estas massas onde algum fio de sangue aflora, e mesmo nos casos em que a autora representa (na boa memória académica) os nus falsamente envelhecidos na sua intocável frescura.
A forma plástica, em Maria João Franco, recupera do espaço da memória, da própria dor, com obstinação, a ideia e a imagem do corpo, mesmo quando este não se aperta entre os limites do campo e se projecta gestualmente no espaço. A liberdade do fazer, no acesso a qualquer metodologia e materiais próprios, não isenta o formador de pensar quais as razões da sua luta, quais as razões do seu objectivo, o que implica a criação ou aceitação de limites ou regras. Maria João sabe perfeitamente essa condição, porque a condição sobra mesmo quando traída com talento. Neste caso, a pintora está sobretudo ao serviço de si mesma, legando a alguém, a verdade da obra ser um destino de vida.”

Excerto do texto sobra a obra de Maria João Franco
publicado no JL por Rocha de Sousa






As bandeiras da universalidade artística
Arte & Design
Escrito por Yvette Vieira
Segunda, 11 Julho 2011 23:23

Lonarte é um evento artístico que visa criar um elo de ligação entre o público e a arte. São lonas gigantes, espécie de estandartes da expressão artística que acompanham a linha da costa da praia da Calheta.
Porquê a escolha das lonas?
Luís Guilherme de Nóbrega: A questão da lona tem a ver com a facilidade que é a escala. Quando queremos que arte chegue a um público e estamos a falar da arte pública, na rua, temos de utilizar um material que seja resistente e possa corresponder ao que pretendemos apresentar. Se for de tecido facilmente se rasga devido ao vento. Esta zona tem esse tipo de condicionantes atmosféricas. É um material que se pode imprimir, transportar o projecto do artista para a escala desejada e expô-la na praia. Este projecto tem muito a ver com isso. A Lonarte é isso, a utilização da lona como suporte para arte. O próprio nome tem a ver com isso.
Após uma primeira edição qual é a percepção que ficou para esta segunda.
LGN: Ganhou-se muito com a experiência. Uma delas é acrescentar um segundo projecto, para além do Lonarte que é específico para artistas, apostamos no Mais Calheta que é outro sentido de visualização. Como vimos que o projecto inicial teve sucesso, porque as pessoas vieram até a praia e os turistas mostraram curiosidade pelas lonas e até um certo espanto por um evento deste género ter lugar num local como a Calheta. Este tipo de demonstrações artísticas aparece em locais mais vanguardistas, onde o público está mais sensibilizado para esse tipo de iniciativas.
Criastes a Lonarte a pensar num público que por norma não se desloca até as galerias foi por isso que decidistes traze-la até à rua?
LGN: Tenho a certeza disso. É um pouco como o que aconteceu com a Galeria dos Prazeres que foi sugerido pela Patrícia Sumares. Tratava-se até então de uma zona onde as pessoas não iam ver arte, mas sim ver animais e beber chá. Ou se aproveita um local onde o público já existe e esse facto vai criar mais atenção para a arte e incutir esse gosto, esse hábito. Ou fazer algo mais arriscado, que é criar o espaço e atrair o público e aí temos de investir muito e com muita qualidade, porque são necessários anos para instruir uma audiência. Uma instituição museológica leva vários anos a criar o seu público, só para citar um exemplo. Aqui existe esse factor, as pessoas vêem as lonas, tiram um folheto para conhecer a obra do artista. Acedem até ao link que oferecemos. É criar um gosto pela arte.
Os madeirenses são sensíveis à arte?
LGN: O feedback que tenho é sempre muito positivo, consideram o projecto muito aliciante, pela qualidade dos artistas que são apresentados quer os nacionais, internacionais e locais. Os artistas acabam por criar, tendo em conta o ambiente onde são colocadas as lonas. Por exemplo, no ano passado, o Pedro Proença faz uma alusão às raparigas com o biquíni na praia. Ele ao fim ao cabo o que faz? Usa a sua criatividade para comunicar este ambiente, o que acaba por mostrar ao público que a arte está muito próxima de nós. Os artistas agora procuram essa ligação, antes de criarem eles acedem ao blog e preocupam-se cada vez mais em elaborar um projecto tendo em conta o local.
Em que sentido o blog é importante para este projecto?
LGN: O projecto repete-se em termos de blog e de imagem através de uma entrevista com os artistas que é colocada na internet. São postos em simultâneo no blog e no youtube. Ou seja, a experiência que tenho e faz parte da nossa visão de marketing, é que estes canais permitem-nos saber qual é a afluência de pessoas e da sua proveniência. Quanto coloco Shilpa Gupta, que é uma artista indiana, as pessoas que a conhecem vão, chegam ao youtube, chegam à Madeira, à Calheta e a Lonarte. É por essa razão que trabalhamos o efeito avalanche de neve que é a internet, que é essa pesquisa não se ficar por apenas um ponto, mas sim por vários que chegam até nós. Considero que esta iniciativa é uma promoção artística, mas também do próprio local para o mundo. Acha-se que levar o nome Madeira para fora é suficiente, mas é mentira. O que temos de fazer é criar muitas portas para que as pessoas venham até a ilha. Essa é uma dessas portas para conhecerem a Madeira, através de um evento de verão. Passam a conhecer o Lonarte, as praias, o centro de artes, ou seja, todo um conjunto de ofertas que estão ao dispor de quem nos visita. Mais Calheta é outra forma de “pescar”, que permite a um público que até não se interessa muito por arte, ter acesso a outro tipo de interesses. São várias componentes a funcionar em conjunto.
http://www.lonarte10.blogspot.com/
http://galeriadosprazeres.com/

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