quem somos
QUEM SOMOS
O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.
Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.
Direcção e coordenação: Maria João Franco.
O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.
Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.
Direcção e coordenação: Maria João Franco.
Thursday, December 27, 2012
Sunday, December 23, 2012
Monday, December 17, 2012
WORKSHOP #1 | CURADORIA: DESAFIOS NUMA SOCIEDADE DE ESPECTÁCULO
COM GENOVEVA OLIVEIRA E LUIS SERPA
EM LISBOA, GALERIA LUIS SERPA, SABADO, 26 DE JANEIRO DE 2013
Genoveva Oliveira
genovevaoliveira@gmail.com
Tem licenciatura em História e Ciências Sociais, Mestrado em História Regional e Local
(Vertente de História de Arte/Museologia), Doutoramento em História de Arte/Museologia.
Defende os princípios da curadoria de ação e práticas curatoriais feministas. Desenvolve neste
momento um projeto de investigação sobre questões de género a partir da obra de Judy
Chicago e Paula Rego, envolvendo o Museu Casa das Histórias e a Universidade da Penn State,
E.U.A. Criou o projeto “No Silence: práticas curatoriais feministas” que envolve artistas
portugueses e estrangeiros. Tem vindo a desenvolver palestras, exposições de arte
contemporânea e workshops no país, refletindo sobre as questões de género, a presença da
mulher na arte, os conceitos de equilíbrio/igualdade na sociedade e o sexismo na sociedade
contemporânea. Participa na organização de eventos, exposições, congressos, cursos de arte,
desde os anos 90, dedicando-se à educação patrimonial (criou a Rota de Arquitetura
Korrodi@), educação artística e curadoria. Tem experiência em ensino secundário e ensino
superior, em instituições portuguesas e estrangeiras. O seu trabalho já foi desenvolvido em
diversos países: E.U.A., Espanha, Austrália, Tailândia, Rússia, Finlândia, Hungria, Suécia.
Luís Serpa
luisserpa@netcabo.pt
Frequentou o Curso de Pintura da ESBAL_Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e os Cursos
de Especialização em Design Industrial (Tese em Mobiliário Urbano) e Museologia (Tese em
Arquitetura de Espaços Expositivos) na U.I.A._Università Internazionale dell’Arte em Florença
(Itália) como Bolseiro da Fundação C. Gulbenkian. Foi fundador da Galeria CÓMICOS Editores
(1984), hoje Galeria LUÍS SERPA Projectos (desde 1994) e Comissário-Coordenador de mais de
duzentas exposições, entre as quais se destacam: Depois do Modernismo (1983), Je Est Un
Autre (1990), Múltiplas Dimensões (1994), A Cidade e as Estrelas (1998), In Extremis (1999),
2001: Odisseia no Tempo (2001), Identidade e Simulacro (2008), O Fascínio de Ulisses_Viagens
Sem Fronteiras (2008), entre outras. Foi também fundador d’O MUSEU TEMPORÁRIO Projeto(s)
de Engenharia Cultural (1991), onde desempenha as funções de diretor de projetos e
conteúdos culturais e de INDUSCRIA_Plataforma Para as Indústrias Criativas (2009).
Saturday, December 8, 2012
Thursday, December 6, 2012
NOTA DE IMPRENSA “Seven, questioning identity | Sete, questionando a identidade”
“SEVEN” EM EXPOSIÇÃO NA OFICINA CULTURAL DO POLITÉCNICO DE VIANA
“Sete é um número simbólico, um número sagrado, perfeito e poderoso, mas também uma provocação! Cinco foram as mulheres artistas selecionadas e dois homens artistas”, revela Genoveva Oliveira, Curadora da Exposição que a Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] inaugura no próximo dia 13 de dezembro, às 21h30.
“Com a mostra “Seven, questioning identity | Sete, questionando a identidade” não pretendemos repetir a ideologia falocêntrica, mas não queremos que a MEMóRIA se perca, a memória de séculos de um voto de silêncio a que as mulheres foram remetidas em vários campos da sociedade, nomeadamente na arte”, explica ainda a Curadora a propósito desta nova exposição.
Andrea Inocêncio, M. João Franco, Clotilde Fava, Leonel Torcato, Manuel Lima, Belmira Seco e Isabel Lima são os artistas cujas histórias das suas obras estarão em exibição na Oficina Cultural do IPVC.
“Utilizamos narrativas de provocação, de crítica e de reflexão. As práticas curatoriais feministas, reveladas através da exposição anunciam um sentido crítico sobre o poder patriarcal e a importância da mulher na arte”, salienta Genoveva Oliveira.
“As vertentes artísticas utilizadas que estarão em exposição vão desde a instalação à pintura, tapeçaria, fotografia e vídeo. Os relatos constroem-se com diferentes vozes femininas e masculinas e nessa construção constante e pragmática necessitamos dar voz ao “invisível”, , descreve ainda.
Para Genoveva Oliveira, o conceito central da Exposição leva á reflexão do “feminismo enquanto uma teoria e prática de defesa do equilíbrio entre género defendendo um conceito holístico da arte numa sociedade que pratique a igualdade. Esta exposição apresenta-se com um sentido crítico de desconstrução onde sobressaem as narrativas sobre a violência de género, raízes culturais africanas e o corpo enquanto identidade”, sublinha.
“Seven, questioning identity | Sete, questionando a identidade” é organizada pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana, numa produção da Oficina Cultural e estará patente até ao dia 13 de janeiro, podendo ser visitada todos os dias, incluindo aos fins de semana, das 09h00 às 22h00.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Curadora da Exposição
Tuesday, December 4, 2012
Colectiva nas novas instalações da ARC16 galeria
paredes de Faro- foto de Maria João Franco |
ARC 16 GALERIA
Rua de São Luís 82
8000.285 Faro
Colectiva de inauguração das novas instalações
artistas convidados
ANTÓNIO INVERNO
EDUARDO NEVES
LUÍSA NOGUEIRA
MARIA JOÃO FRANCO
JOSÉ ASSIS
RICO SEQUEIRA
TERESA MENDONÇA
entre outros
A exposição abre dia 8 de Dezembro de 2012 pelas 18.30
e estará patente em data a confirmar.
contacto : tm 961529695
algumas das obras expostas
teresa mendonça
eduardo neves
eduardo neves
maria joão franco
maria joão franco
algumas das obras expostas
teresa mendonça |
teresa mendonça
eduardo neves
eduardo neves
maria joão franco
maria joão franco
Sete, questionando a identidade
Exas Sras./Srs.
Convidamos todas (os) as interessadas a participar na inauguração da exposição colectiva de arte contemporânea no âmbito da 8ª Semana das Artes do IPVC:
Convidamos todas (os) as interessadas a participar na inauguração da exposição colectiva de arte contemporânea no âmbito da 8ª Semana das Artes do IPVC:
SEVEN, QUESTIONING IDENTITY
Sete, questionando a identidade
Dia: 13 de Dezembro de 2012
Hora: 21h30
Local: Galeria Oficina, IPVC, Viana do Castelo
Sete, questionando a identidade
Dia: 13 de Dezembro de 2012
Hora: 21h30
Local: Galeria Oficina, IPVC, Viana do Castelo
Artistas convidados:
Andrea Inocêncio,
Belmira Seco,
Clotilde Fava,
Manuel Lima,
Isabel Lima,
Maria João Franco,
Leonel Torcato
Curadora: Genoveva Oliveira
Abstract:
Sete e´ um numero simbólico, um número sagrado e perfeito, mas também uma provocação! Cinco foram as mulheres artistas selecionadas e dois homens artistas. Não pretendemos repetir a ideologia falocêntrica, mas não queremos que a MEMORIA se perda, a memoria de seculos de um voto de silencio a que as mulheres foram remetidas em vários campos da sociedade, nomeadamente na arte. Por isso utilizamos uma narrativa de reflexão. A exposição “Seven, questioning identity”, terá lugar em Viana do Castelo. Inaugura o projeto "No Silence: práticas curatoriais feministas" que pretende refletir sobre as questões feministas e de género no processo artístico e envolve curadores, artistas e educadores. Foi colocado o desafio aos artistas. A seleção destes fez-se em função de dois princípios, a sua obra ou a sua ideologia transmitida através sua obra. Alguns posicionam-se como declaradamente feministas. Outros não se assumindo abertamente como tal, foram defensores dos objetivos da exposição. Participam artistas emergentes, outros com uma carreira nacional e internacional conquistada. Diferentes gerações que se cruzam e dialogam entre si.
“Seven, questioning identity"
Dez 13, 2012 - Jan 31, 2013
Oficina Art Gallery
Centro Académico do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), situado no edifício conhecido como o antigo BC-9.
Viana do Castelo, Portugal
Time: 10h-19h
Phone Number: 258 825 472
Contact: Maria Genoveva Oliveira
Description:
There will be an opening of a contemporary art exhibition by Andrea Inocencio, Clotilde Fava, Maria Joao Franco, Leonel Torcato, Isabel Lima, Manuel Lima, Belmira Seco, on Thursday, 13th December 2012, at 21:30, held at Oficina Gallery, Viana do Castelo, Portugal. Curator: Genoveva Oliveira On the topic “Seven, questioning identity", this display reveals the project "No Silence:feminist curatorial practices"
in" The Feminist Art Project "
Dez 13, 2012 - Jan 31, 2013
Oficina Art Gallery
Centro Académico do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), situado no edifício conhecido como o antigo BC-9.
Viana do Castelo, Portugal
Time: 10h-19h
Phone Number: 258 825 472
Contact: Maria Genoveva Oliveira
Description:
There will be an opening of a contemporary art exhibition by Andrea Inocencio, Clotilde Fava, Maria Joao Franco, Leonel Torcato, Isabel Lima, Manuel Lima, Belmira Seco, on Thursday, 13th December 2012, at 21:30, held at Oficina Gallery, Viana do Castelo, Portugal. Curator: Genoveva Oliveira On the topic “Seven, questioning identity", this display reveals the project "No Silence:feminist curatorial practices"
in" The Feminist Art Project "
Monday, November 19, 2012
SEVEN, QUESTIONING IDENTITY
SEVEN, QUESTIONING IDENTITY
Sete, questionando a identidade
Exposiçao Colectiva em Viana do Castelo
a inaugurar a 13 de Dezembro de 2012, as 21h30 na Galeria Oficina (artistas convidados: Andrea Inocencio, Belimira Seco, Clotilde Fava, Manuel Lima, Isabel Lima, Maria Joao Franco, Leonel Torcato)
CURADORA: Genoveva Oliveira
Obra de Maria Joao Franco - Angelo (Técnica mista s/tela, 150x100)
Sunday, November 11, 2012
Dra.Genoveva Oliveira ||| formação _Óbidos
FORMAÇÃO
TEMA: Curadoria: desafios da mediação cultural
PUBLICO-ALVO: Curadores, Técnicos de museus e de instituições culturais, docentes, estudantes universitários.
LOCAL: Óbidos
HORA: 10h-13h/14h-17h00
DIA: Sábado, 24 de Novembro de 2012
PREÇO por pessoa: 25 euros
Data limite de Inscrição: 20 de Novembro
FORMADORA: Prof. Doutora Genoveva Oliveira
CONTACTO para a inscrição: genovevaoliveira@gmail.com
SINOPSE
De que forma a curadoria implica um impacto político e social? Esta formação permite o debate sobre a importância da curadoria que pode ser utilizada para facilitar a comunicação numa instituição cultural, mas também a relação com uma comunidade e a reflexão sobre os cânones sociais mais conservadores. A visita à exposição temporária no Museu Abílio em Óbidos sobre a mulher no teatro permite-nos um olhar analítico sobre as práticas curatoriais.
Organização dos temas a debater:
1- O Curador enquanto mediador
2- A curadoria pode ter impato social?
3- O exemplo das práticas curatoriais feministas.
Apoios:
Câmara Municipal de Óbidos
Friday, November 9, 2012
“Paisagem Interior” de FILIPE CURADO
Exposição de escultura “Paisagem Interior”
Dia 16 de Novembro de 2012,
18h30 no Teatro José
Lúcio, em Leiria, Portugal
Filipe
Curado (Leiria, 1978) é um escultor autodidata. A arte de modelar a pedra teve início em 1996. Em Janeiro de 1998 expõe pela
primeira vez, com a apresentação de um conjunto de esculturas na Galeria
Capitel em Leiria. A sua obra encontra-se representada em Portugal e no
estrangeiro, em coleções de privados e de instituições públicas. Esta mostra
escultórica é agora apresentada no Teatro José Lúcio, em Leiria, onde utiliza o
granito e o xisto, mas maioritariamente o mármore de Vila Viçosa.
Representa uma viagem por entre diversos
lugares que, por vezes, nos parecem familiares. Uma estrada longa e
interminável, sinuosa e ziguezagueante de uma viagem interior aos labirintos
que constituem a verdadeira dimensão humana. Por vezes, Curado explora o seu
lado nómada, amante do fluxo, das deslocações, outras vezes demonstra ser apaixonado
pela imobilidade. Como nos sugere Michel Onfray, somos viajantes, giróvagos,
errantes, em oposição aos empedernidos e petrificados. Mas estas duas formas de
estar por vezes coexistem e constituem a nossa individualidade.
Curado inspirou-se nos últimos anos na
temática sobre a mãe-natureza e nos elementos terra, patentes em algumas
esculturas apresentadas aqui, mas esta exposição “Paisagem Interior” testemunha
já uma outra faceta na evolução do artista, um momento de viragem. Ao escolher
a obra “A caixa” como elemento central desta mostra patenteia um apelo mais conceptual.
A “caixa” apresenta-se como uma confidência de luta sobre a existência. Entre
aberta, esta caixa revela-nos histórias infindáveis de encontros e
desencontros, de aprendizagens, de segredos, de desabafos, de cartas, de
desenhos, de postais, de fotografias, de emails. A partir desta caixa, sonhamos
um lugar que se esconde e se revela, de estarmos incansavelmente connosco
próprios de sentirmos e escutarmos, de olharmos e vermos, de tocarmos e de
degustarmos. A viagem embala-nos e salva-nos, mas nada é tao eterno como
pensamos.
A
empresa Solubema apoiou e possibilitou esta exposição com o mármore da Herdade da Vigária. A Camara Municipal de Leiria abraçou
a receção destas esculturas no Teatro José Lúcio, permitindo que o exemplo de
um artista como Curado se possa afirmar cada vez mais como alguém que em cada
mostra revela a sua maturidade e uma imensa mestria técnica.
Autora do texto: Prof. Doutora
Genoveva Oliveira
Sculpture Exhibition “Inner
Landscape”
16th November,
2012, at 18:30, held at Teatro José Lúcio, in Leiria, Portugal
Filipe Curado (Leiria, 1978) is a self-taught
sculptor. He began the art of modelling the stone in 1996. In January of 1998
he makes his first exhibition with a set of sculptures at the Galeria Capitel,
in Leiria. His work is represented in Portugal as well as abroad, in private
collections and public institutions. This sculptural exhibition is now
presented at Teatro José Lúcio, in Leiria and uses granite and schist but
mostly the Vila Viçosa’s marble.
It represents a journey among the several places that
sometimes look familiar. A long and an endless path, winding and zigzagging, of
an inner journey to the labyrinths that constitute the true human dimension. At
times, Curado explores his nomadic side, an enthusiast of flow and itineration;
and at other occasions he seems to be passionate for immovableness. As Michel
Onfray suggests, we are all travelers, wandering and roving, instead of standing
stony and petrified. However both ways of life coexist and form our
individuality.
Curado has taken inspiration in the Mother Nature theme
and in earth elements, visible in some of the sculptures presented here, but
this exhibition, “Inner Landscape”, witnesses yet another aspect of the
artist’s evolution, a turning point. By choosing the work “A caixa” (“The Box”)
as a central element of this display a more conceptual appeal is drawn. “A
caixa” represents itself as a confidence of struggle about existence. Slightly
opened, “A caixa” reveals to us endless stories of chance and mischance, of learnings, of secrets, of
confidences, of letters, of drawings, of postcards, of photographs, of emails. From
this box, we dream of a place that hides and reveals itself from being tirelessly
within ourselves, feeling, listening, looking and seeing, touching and tasting.
The journey rocks and saves us, but nothing is as everlasting as we think.
The company
Solubema supported and enabled this exhibition with the marble from the Herdade
da Viaária. The City Council of Leiria embraced the reception of these
sculptures at the Teatro José
Lúcio, allowing that an example such as Curado may increasingly affirm himself
as someone who, in each display, reveals his maturity and his immense technical
skill.
Autora do texto: Prof. Doutora Genoveva Oliveira
Wednesday, October 24, 2012
Fotografia - RITA CRUZ NEVES
a Livraria CÍRCULO DAS LETRAS
e
RITA CRUZ NEVES
convidam as suas amigas e amigos
25 Outubro| 5ªfeira | 18.30h.
Exposição de Fotografia
WORKING CLASS HERO
(HERÓI DA CLASSE TRABALHADORA)
POR EMAIL
Monday, October 15, 2012
Friday, September 21, 2012
O Casamarela5B associa-se com pesar à homenagem a ELSA RODRIGUES DOS SANTOS
Caros Amigos,
partilhamos convosco a informação divulgada há momentos pela SLP – Sociedade Da Língua Portuguesa, a qual Maria Elsa Rodrigues dos Santos presidia desde o ano de 2002.
| Dra. Elsa Rodrigues dos Santos |
Informação divulgada na página oficial da Sociedade Da Língua Portuguesa
"Informo todos os que com a Dra. Elsa Rodrigues dos Santos partilharam,
quer como seus alunos, amigos e sócios da Sociedade Da Língua Portuguesa,
que o seu corpo estará em Câmara Ardente, hoje, dia 21, a partir das 19.30 H
na Igreja S. João de Deus, Praça de Londres em Lisboa.
O funeral realizar-se-á amanhã em hora a determinar. SLP”
MAC – Movimento Arte Contemporânea
por email
Wednesday, September 19, 2012
Formação sobra Curadoria/ Prof.Dra. Genoveva Oliveira
TEMA: Curadoria e serviços educativos: campos de reflexão em instituições culturais
SINOPSE
O que é a curadoria? Como se relaciona a curadoria com os serviços educativos?
Deve o artista ser igualmente um curador?
Como se constroem as diferentes narrativas e significados de uma exposição?
Consideramos fundamental nesta formação a reflexão sobre a importância da curadoria
que pode ser utilizadapara facilitar a comunicação
e a interpretaçãodo acervo de uma instituição cultural reflexiva.
PUBLICO-ALVO: Técnicos de museus e de instituições culturais,
curadores, docentes, estudantes universitários, público em geral.
LOCAL: Museu Joaquim Correia, Marinha Grande
HORA: 10h-12h30/14h-17h00
DIA: 13 de Outubro de 2012
PREÇO por pessoa: 25 euros
Nº LIMITE: 40 pessoas
Data limite de Inscrição: 9 de Outubro
FORMADORA: Prof. Doutora Genoveva Oliveira
CONTACTO para a inscrição: genovevaoliveira@gmail.com
Apoios: Câmara da Marinha Grande e Museu Joaquim Correia
Saudações Artísticas,Genoveva Oliveira
Tuesday, September 11, 2012
Curso breve de nova literatura portuguesa [20 de outubro.Biblioteca Municipal de Tavira]
Caros amigos/colegas Julgando que esta proposta formativa será do vosso maior interesse, agradeço divulgação do material em anexo junto dos vossos amigos, colegas, alunos e leitores.
De frisar apenas que as mais valias deste curso a realizar na Biblioteca Municipal de Tavira são:
+ incide sobre géneros, textos, autores, temas e estratégias de grande importância e pertinência (muitos deles pouco ou nada conhecidos) para a atual promoção da leitura com jovens e adultos; + debruça-se sobre um período cronológico muito recente (1990-2012), fornecendo uma visão muito atualizada sobre os campos da nova poesia e da microficção para os profissionais que trabalham nas áreas da leitura e do ensino; + fornece, em complemento, um amplo e diversificado dossier de materiais teórico-práticos de apoio sobre os temas focados; + tem uma componente teórica consistente mas também uma assinalável vertente prática ao nível da leitura de textos e da apresentação, no caso da microficção, de exercícios de escrita criativa. Trata-se de um curso intensivo de 8 horas que fornece certificado e tem um custo associado de 25 euros por pessoa, exigindo um mínimo obrigatório de 15 participantes, não havendo limite máximo.
No cartaz em anexo segue toda a info necessária, inclusive os contatos para inscrições.
Aguardando a vossa melhor atenção Cordialmente Paulo Pires Programa [instável] do curso 1. A mediação da leitura com jovens e adultos (algumas notas prévias) 2. Intróito: a experiência estética contemporânea 3. Microficção: um “(não-)género” em expansão e reinvenção 3.1 Introdução à temática 3.2 A microficção como nova experiência de escrita criativa e de leitura 3.3 Preconceitos, contradições e polémicas 3.4 Problemas de terminologia e delimitação conceptual 3.5 Inserção no género “conto”: continuidade, rutura ou evolução? 3.6 Origens e evolução da microficção (América Latina, EUA, Brasil…) 3.7 Definição e traços gerais do microconto 3.8 A microficção no limite: o texto unifrásico e os seus desafios 3.9 Um olhar sobre autores estrangeiros de referência 3.10 A microficção em Portugal: dos precursores aos novos autores 3.11 A microficção e a tecnologia (internet, telemóveis e computadores) 3.12 Dicas/estratégias para a construção de microficção + exercícios práticos 4. A “novíssima” poesia portuguesa 4.1 Do movimento Poesia 61 à renovação do lirismo operada nos anos 70/80; a emergência de uma nova geração, suas tendências e paradigmas 4.2 A transição dos anos 80 para os 90: principais vozes poéticas 4.3 O ecletismo geracional e estético dos últimos vinte anos: autores, vetores e lugares poéticos 4.4 De uma poética da experiência ao “reencontrar o leitor”: a assunção de um novo contrato de leitura 4.5 Uma tentativa de intervenção crítica/formulação programática: Manuel de Freitas e o núcleo dos “Poetas sem qualidades” 4.6 A atual poesia no feminino 4.7 Antologia de nova poesia portuguesa 5. Debate e conclusões por email |
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