quem somos

QUEM SOMOS







O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.

Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.


Direcção e coordenação: Maria João Franco.
https://www.facebook.com/mariajoaofranco.obra
contactos:
franco.mariajoao@gmail.com
+351 919276762


Wednesday, October 6, 2010

El Museo Picasso Málaga muestra los juguetes de las vanguardias/in hoyesarte.com

Joaquín Torres Garcia (1874-1949)
Perro/cão
1924/25
Madeira pintada
col.particutar,New York


O Museu Picasso (MPM) abre hoje a uma das exposições mais importantes da temporada: Brinquedos da vanguarda. Este projeto de exposição mostra a maneira em que os criadores da primeira metade do século XX estavam interessados em trazer as crianças para as formas e conceitos da arte moderna.


Pablo Picasso, Giacomo Balla, Alexander Calder, Fortunato Depero, Alexandra Exter, Paul Klee, El Lissitzky, Joan Miró, Alexander Rodchenko, Oskar Schlemmer, Edward Steichen, Sophie Taeuber-Arp e Joaquin Torres-Garcia estão entre os artistas que estão entre muitos artistas na exposição, entre os quais há escritores como Vladimir Maiakovski e Ramón Gómez de la Serna. Todos são representados em uma coleção de mais de 500 jogos, fantoches, bonecas, móveis, livros e arte.

Relação inexplorada


Brinquedos do avant-garde, assim, entra a relação inexplorada entre arte e pedagogia, em muitos projetos voltados para crianças surgiu na Europa durante a era revolucionária. Hoje, são excelentes exemplos de correntes artísticas e literárias, que lançou as bases da actual arte e design. 
 


Além disso, a mostra é completa com uma secção reconstruída que o escritor Blaise Cendrars em Paris em 1929, que inclui livros, folhetos e cartazes destinados a crianças e produzidos por artistas da vanguarda russa durante os primeiros anos da revolução Soviética.


Colaborador da excepção


Produzido e organizado pelo Museu Picasso, esta exposição é comissariada por Carlos Pereira e José Stals Lebron, diretor artístico da MPM, que apreciaram a colaboração de uma equipe internacional de consultoria inclui John Bordes (escultor, arquiteto, professor, escritor e académico da Real Academia de Belas Artes de San Fernando) Buzio Cecilia de Torres (Torres García especialista), Cavadini Luigi (diretor do Museo d'Arte Contemporanea di Lissone) Francois Lévêque (curador do fundo histórico da Bibliothèque de L'Heure Joyeuse em Paris), Iva Knobloch (curador do Museu de Artes Decorativas de Praga) e historiador de arte e filólogo Medea Höch Zurique.

O conteúdo dos brinquedos vanguardista será documentado em dois livros: um com o mesmo título da exposição e em duas edições, Espanhol e Inglês, contém ensaios de curadores como ambos os peritos acima referidos, bem como reproduções de as exibições. A segunda publicação, em colaboração com o MUVIM (Museu Valenciano da Ilustração e Modernidade), será dedicada a seção de Blaise Cendrars.

Por ocasião desta exposição, o MPM organizou um programa de atividades educativas para todas as idades e três oficinas que vão aprofundar a estética da época.

in hoyesarte.com

No comments: