quem somos

QUEM SOMOS







O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.

Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.


Direcção e coordenação: Maria João Franco.
https://www.facebook.com/mariajoaofranco.obra
contactos:
franco.mariajoao@gmail.com
+351 919276762


Monday, July 5, 2010

Arts & Culture, um projecto global


Arts&Culture,
um projecto GLOBAL (local+global)

O Projecto (sumário)

Três turmas do ensino secundário profissional, do Curso Multimédia, num total de quarenta e cinco alunos, foram envolvidos, tendo o projecto sido iniciado em Setembro de 2009, com o propósito de se prolongar por dois anos. O ponto de partida foi a investigação da tese de Doutoramento em História de Arte/Museologia e a análise comparativa da obra de arte no passado e na contemporaneidade. Solicitamos a presença de artistas plásticos locais que foram envolvidos no projecto de uma forma muito positiva, desenvolvendo workshops ou sessões de partilha de conhecimento com os alunos. Os artistas, por vezes, deslocaram-se à escola ou os alunos deslocaram-se ao ateliê do artista. Todos eles trabalharam em sistema de voluntariado. Nesta primeira fase do projecto foram convidados os artistas: Abílio Febra (Escultura e Pintura), Maria João Franco (Pintura) e João M. Gil (Fotografia). Consideramos outros artistas para uma segunda fase do projecto.

Para além das sessões com os artistas, os alunos visitaram o museu de arte moderna e contemporânea da Fundação Serralves e o CIBA, mas visitarão outros museus, bem como galerias de arte. A visita a uma Escola de Artes (ESAD) foi também realizada. É componente integrante do projecto desenvolver trabalhos práticos que possam contribuir para a melhoria do espaço da escola, actividade desenvolvida nos três períodos. O grande objectivo subjacente a este projecto reporta-se a uma comparação das técnicas, temáticas e materiais das épocas de estudo dos programas de História da Cultura e das Artes e das temáticas da disciplina de Área de Integração, dos diferentes níveis de ensino destes alunos, com a contemporaneidade que permitam envolver estes educandos de uma forma mais activa e entusiástica na escola, prepará-los para a vida activa e profissional dando-lhes a conhecer diferentes perspectivas artísticas que podem empregar através dos seus conhecimentos em Design e Multimédia e também facultar o conhecimento do património local que passa pelo contributo dos artistas plásticos actuais, de projecção nacional e internacional.

Colaboração:

Consideramos que seria fundamental a colaboração de outros profissionais da Escola no sentido de obtermos um diferente “olhar” e uma perspectiva analítica sobre o Projecto, bem como uma participação mais alargada do mesmo. Para as artes visuais, convidamos as docentes Otília Lopes e Solange Santos que foram fundamentais para o aconselhamento na realização dos trabalhos práticos já realizados pelos alunos do 10º e 11ºB na sala S2/S1. Na componente sobre a Vida Activa e Profissional delineamos um trabalho prático em conexão com a Psicóloga da escola, Carla Calhau, que desenvolveu, com as três turmas, sessões de esclarecimento sobre as questões laborais.



A Professora responsável pelo projecto,
Genoveva Oliveira







No comments: