quem somos

QUEM SOMOS







O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.

Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.


Direcção e coordenação: Maria João Franco.
https://www.facebook.com/mariajoaofranco.obra
contactos:
franco.mariajoao@gmail.com
+351 919276762


Thursday, October 15, 2015

CONFERÊNCIA DE VITOR SERRÃO :«Luis de Morales e a pintura maneirista portuguesa»

«Luis de Morales y la pintura manierista portuguesa: sus obras en Evora y Elvas, y expresión del 'moralesco' en los pintores Francisco João, Diogo Teixeira y Fernão Gomes».

RESUMO: As influências deixadas na arte portuguesa por Luis de Morales, el Divino (c. 1510-1586), que chega a trabalhar para Évora (em São Domingos, 1565) e Elvas (na Sé, 1577-79) foram decisivas sob o ponto de vista da renovação de modelos artísticos, ao acentuar um gosto que aqui se designa por «moralesco» e que foi seguido por vários artistas, sobretudo no Sul, caso especial do eborense Francisco João (1539-1595). A pintura de Morales, tão marcada nos seus valores de ascetismo e de acesa espiritualidade pelo pensamento de Frei Luís de Granada, como se atesta nas suas tão popularizadas tabuínhas com a Virgem e o Menino e as Piedades de inflamado 'pathos', teve grande repercussão no mercado lusitano do final do século XVI, a nível do culto doméstico e conventual e influenciou muitos artistas desta última geração maneirista, desde Diogo Teixeira e Simão Rodrigues a Fernão Gomes.
Actividade conhecida de Luís de Morales em Portugal
--- 1547. Pinta, segundo se lê na crónica de frei Luís de Sousa (1623), um desaparecido Calvário para a igreja de Santa Catarina de Sena em Évora.
--- 1564-1566. Pinta as cinco tábuas do antigo retábulo do mosteiro de São Domingos de Évora (de que restam duas tábuas no Museu de Évora) e o Ecce Homo da sacristia (hoje no MNAA).
--- 1565 c. Forma, nesses anos, um presumível discípulo português, o pintor eborense Francisco João.
--- 1565 c. Pinturas de Morales integram a pinacoteca do Duque de Bragança D. Teodósio I, no Palácio de Vila Viçosa.
--- 1577-1579. Pinta os seis painéis do antigo retábulo da Sé de Elvas.
--- 1585 c. Pinta, com colaboradores (Francisco Flores ?), cinco tábuas para o altar de Nossa Senhora do Carmo da Sé de Portalegre
.
do facebook

No comments: