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QUEM SOMOS







O Casa Amarela 5B -Jornal Online surge da vontade de vários artistas, de, num esforço conjunto, trabalharem no sentido de criar uma relação forte com o público e levando a sua actividade ao seu conhecimento através do seu jornal online.

Este grupo de artistas achou por bem dedicar o seu trabalho pintorNelsonDias, https://www.facebook.com/pages/Nelson-Dias/79280420846?ref=hl cuja obra terá sido muito pouco divulgada em Portugal, apesar de reconhecido mérito na banda desenhada, a nível nacional e internacional e de várias vezes premiado em bienais de desenho e pintura.


Direcção e coordenação: Maria João Franco.
https://www.facebook.com/mariajoaofranco.obra
contactos:
franco.mariajoao@gmail.com
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Thursday, February 9, 2012

TÀPIES


Coleção

A coleção da Fundació Antoni Tàpies é constituída em grande parte por doações de Antoni Tàpies e Teresa. Há algumas exceções, como o trabalho em Marro-cinza ocre(marrom-ocre em cinza, 1962), doado por David K.Anderson, ou cerâmica painel Trespeus (Trébede, 1985), instalado no telhado da Fundação, doado por Daniel Lelong.

Além disso, Antoni Tàpies e Teresa aumentam a cada ano a coleção com um novo trabalho para o ano. Assim, a recolha é mantida em crescimento contínuo.

Incluindo pinturas, esculturas, desenhos, livros e estampas, a coleção contém amostras de todos os aspectos da atividade artística e Tàpies de diferentes tipos, técnicas e materiais utilizados pelo artista. A coleção inclui uma seleção de desenhos e retratos dos anos quarenta, um importante grupo de obras matéricas anos cinquenta e sessenta, uma representação significativa de objetos baseados em obras de finais dos anos sessenta e setenta, bem como obras feito com espuma de borracha ou spray, esculturas em argila refratária e verniz dos anos oitenta, e também objetos e esculturas que foram criados Tàpies desde os anos noventa, experimentando novos materiais, tais como folhas de metal, às vezes usado como suporte pictórico , ou bronze.

Os primeiros trabalhos de Tapies mostrar o caráter primitivo forte associada à arte Dadá e crianças ou doentes mentais, e, portanto, perto de Art Brut. Além disso, essas obras que, em alguns casos anunciem seu trabalho posterior com os materiais também revelam algum caráter simbolista, especialmente na importância que atribuem à alegoria do mito e metáfora. Obras deste período são Zoom (1946), uma das mais antigas peças da coleção, Cap i bandeira (Cabeça e Bandeira, 1946) e Cruz de papel de Diari (Cross jornal, 1946-1947).

Durante os anos quarenta , em reação à arte conservadora liderada pelo regime de Franco, incluindo muitos jovens artistas vem um interesse em Surrealismo, que foi o último movimento da força de vanguarda na Espanha antes da Guerra Civil. Tàpies período surrealista começou em 1948 com a fundação da revista Set al Dau, juntamente com outros artistas e escritores. Nas obras deste período encontramos referências a Miró, Ernst e Klee. No caso de o trabalho Parafaragamus (1949) Miró tipicamente observado com os aspectos da arte Klee elementos.

Entre 1949 e 1950, Tàpies começa a adquirir uma consciência social cada vez maior. Esta nova atitude é parte de uma ampla controvérsia entre os defensores de uma arte engajada e simpatizantes de uma arte avant-garde, que encontra seu clímax durante a estadia de Tàpies em Paris entre 1950 e 1951. A partir deste período data a série de desenho animado Historia Natural(Natural History, 1950-1951), mostrando a evolução da natureza, a sua metamorfose e transformação em uma civilização moderna e da luta de classes. As obras deste período combinado com um personagem realista, mas surreal. Este é o caso, por exemplo, i maleïts O barbeiro dels dels elegits (Barbershop dos condenados e dos eleitos, 1950) ou colagem de papel moeda (colagem de papel-moeda, 1951).

De 1952 a 1954 , a arte toma um rumo Tàpies abstrato drasticamente em reação ao período anterior, o protesto de forma aberta e social. Durante estes dois anos, seu trabalho se concentra em aspectos plásticos, tais como forma e cor, ecoando as idéias que estão ganhando terreno neoplasticists nos círculos artísticos da Europa. No entanto, essas experiências um pouco passado no caminho de Tapies, como o seu interesse vai além da mera expressão formal, e logo o artista começa a trabalhar com novos materiais como pó de mármore, areia e terra cores, entre outros.Esta linha de trabalho dá origem a um novo tipo de obras que são conhecidos genericamente de pintura de material .

Nos quadros de matéria , os materiais deixam de ser simples meios sujeitos à expressão de uma ideia de se tornar a ideia em si.Assim, existe uma identificação completa entre a matéria e forma, entre conceito e idioma. Essas obras se tornam superfícies opacas, paredes em que o artista inscreveu seu graffiti e colar formas de objetos ou pessoas. Identificação do artista com a obra pelo nome expressa um profundo desejo de romper o dualismo ocidental e derreter-se o assunto em um relatório contínuo.
Durante os anos do pós-guerra surgiu um interesse no assunto entre os artistas de ambos os lados do Atlântico . A consciência da importância da bomba atômica e as novas descobertas científicas gerar uma forte curiosidade sobre ciência, novas idéias sobre o espaço-tempo ea matéria, assim como invenções como o microscópio eletrônico oferece uma nova visão da natureza .
paralelo, Tapies desenvolveu um interesse crescente na filosofia oriental, por sua ênfase sobre o material, a identidade entre o homem ea natureza e sua negação do dualismo em nossa sociedade.

Muitas das obras de Tàpies anos cinquenta e sessentamostrar um mundo ainda em formação, fósseis de impressões digitais natureza petrificadas, e imerso em uma antiga abandonada. Tàpies cree que a noção da matéria deve também ser entendida a partir da perspectiva do misticismo medieval através dos escritos de Arnau de Vilanova, de Enric Villena e magia Ramon Llull-like, mimese e alquimia. Neste sentido, consideramos o artista como um "alquimista do espírito", alguém que pode transformar o nosso interior além de nós mesmos.
Este conceito é alquimia toda a sua obra. Também durante estes anos, Tàpies irá desenvolver uma série de imagens, normalmente retiradas de seu ambiente imediato, que aparecem em diferentes estágios de sua evolução. Muitas vezes, a mesma imagem, bem como a ser representado de diversas formas, vai adquirir uma série de significados diferentes que são sobrepostos uns aos outros.
Assim, Antoni Tàpies nos dá um mundo "materialista". Sua mensagem centra-se na apreciação do que é geralmente considerado material, baixo repulsivo (não por coincidência, Tàpies muitas vezes escolhem temas tradicionalmente negligenciados como desagradável e fetichistas, como um ânus defecando, um sapato esquerdo, um braço, um pé , etc.) Matéria é o elemento substancial da vida. Uma conseqüência dessa rejeição do ideal para o material é a noção de "relatório", que visa a Georges Bataille cancelar todas as categorias formais:. O "relatório" anula a distinção entre natureza e cultura
O processo técnico Tàpies criada na qual as pinturas matéria traduz essa noção do "relatório". Primeiro cobrindo o substrato com uma camada de verniz, e antes de secar, aplica-se pó de mármore, areia e outros materiais ou pigmentos. Em seguida, adicione tinta em várias áreas, criando uma figura, objeto, ou apenas uma mancha. Quando as camadas últimos começam a secar, o material é cracking e mostra os seus componentes estruturais. Às vezes, o artista acentua essa impressão, raspando a tinta em alguns lugares. A coleção da Fundació Antoni Tàpies tem uma ampla representação de obras que datam deste período: O crit. Eu Groc violeta (O Grito. Amarelo e Violeta, 1953), i pintar Terra (Terra e pintura, 1956), i blava tinta rosa (pink e tinta azul, 1959),Formulário quadrat preto em cinza (preto no formato quadrado cinza, 1960) e Cordes Relleu amb (Socorro com cordas, 1963), entre outros.

No final dos anos sessenta e setenta , Tàpies intensifica compromisso político e trabalhar com objetos. Sem dúvida, este interesse renovado na linha de assunto com os esforços da Arte Povera na Europa e nos EUA pós-minimalismo, embora não seja mostrado objetos Tàpies como elas são, mas deixou sua marca e os incorpora em sua língua. Ao contrário do que acontece em muitas obras de Arte Povera ou pós-minimalista, em geral, os objetos não são Tàpies discursos em um espaço específico, mas são absorvidos pelo quadro que incorpora pictórica, como observado no Palla chicote i ( palha e madeira, 1969) ou no quadro-Pantalons (calças na armação, 1971).
Enquanto os anos sessenta e setenta, seu trabalho tem uma sensibilidade especial para o objeto, nunca falha Tàpies pintura ou trabalho gráfico. Logicamente, pintura e gravura ao longo dos anos adquiriu uma forte política social e à memória de Salvador Puig Antich (Em memória de Salvador Puig Antich, 1974) eAssassins (Assassinos, 1974).

No início dos anos oitenta , com a restauração do Estado de direito em Espanha e à luta política, o interesse do tecido como suporte Tàpies ganhou força renovada. Este novo período de desenvolvimento Tàpies artísticos coincide com um retorno à pintura resultou em amplas da arte na Europa e nos Estados Unidos.
Este retorno para Tàpies pintura comporta no uso de dois procedimentos não são inteiramente novo, mas agora assumir uma destaque especial. A primeira é a pulverização com objetos escondidos em aerossol sob um pano. A segunda é a manchar a tela ou madeira com suporte de laca, tendo várias formas para ser manipulado pelo artista, mas que nunca perde o seu relatório. Este é o caso de obras como i rugas Efecte d'Taronja (Efeito de rugas e Orange, 1979) e em negre Sinuós Vernis (no enrolamento laca preta, 1983).

Além disso, no final dos anos oitenta , o interesse em Tapies cultura oriental parece ter aumentado. Da mesma forma, Tàpies também foram atraídos pela nova geração de cientistas, David Bohm de Rupert Sheldrake. Esses pensadores têm ajudado a proporcionar uma nova visão do universo em que você entender a matéria como um todo sob constante mudança e formação.

As obras dos últimos anos são principalmente uma reflexão sobre a dor, tanto física quanto espiritual, entendida como parte integrante da vida. Influenciado pelo pensamento budista, Tàpies acredita que o conhecimento maior da dor pode atenuar os seus efeitos e, assim, melhorar a qualidade de vida. A passagem do tempo, que sempre foi uma constante na obra de Tàpies, assume novos matizes, vivida como uma experiência pessoal que facilita uma maior auto-conhecimento e uma compreensão mais clara do mundo circundante. Neste sentido, é interessante notar também a marca deixada por certos eventos em seu trabalho hoje, e como a guerra na ex-Jugoslávia ou as matanças e deportações de Ruanda.Assim, nas obras deste período são imagens freqüentes de mortalhas, corpos e caixões. Algumas das obras do acervo dos últimos anos são Parla, Parla (Falar, falar, 1992), Cos i filferros(Corpo e Wire, 1996) e montes de terra Quotas (dois lotes de terra, 2001).

Juntamente com sua pintura e objectual , Tàpies desde 1947 tem desenvolvido uma intensa actividade no campo da arte gráfica. Neste sentido, é notável o número de livros de colecção do artista, em estreita colaboração com poetas e escritores como Alberti, Bonnefoy, Bouchet Du, Brodsky, Daive Brossa, Dupin, Foix, Fremon, Gimferrer, Guillen Jabes , Mitscherlich, Paz, Takiguchi, Ullán, Valente e Zambrano, entre outros. A parte inferior do colecção contém cópias da base para quase todas as edições existentes.

Trabalho Antoni Tàpies de um corpus de discurso estético coerente e manteve-se praticamente inalterada desde 1954. Neste sentido, não se pode falar de uma evolução formal si, mas também a consolidação de bases que dão origem a uma produção unitária e consistente.

in http://www.revistadearte.com/2012/02/07/fallece-antoni-tapies/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Revista-De-Arte-Logopress+%28REVISTA+DE+ARTE+-+LOGOPRESS%29

Fundació Antoni Tàpies, Aragó 255, 08007 Barcelona | t +34 934 870 315 | f +34 934 870 009

© Lluís Bover

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